15.1.05

Cantil sempre cheio

Eu que achava que transformar o mundo era pinto. Que cursar uma faculdade sem ter como objetivo principal o mercado de trabalho era coisa fácil. Que as pessoas saberem da sua orientação sexual era bem melhor que viver no anonimato. Que enriquecer como ser humano era bem mais importante que independência econômica. Que ser gentil era bem mais interessante do que ser indiferente ou rude.

Acredite nessas e um monte de outras besteiras na sua adolescência e você se sairá um pequeno tumultuador. Continue acreditando nelas e se adeque ao sistema e você poderá se sair um grande líder e/ou um pequeno revolucionário. Talvez um importante diplomata, ou fundador de uma ONG transnacional. Quem sabe intelectual renomado ou então diretor de uma grande empresa com métodos inovadores.

Seja um pouquinho radical e você terá saído dos trilhos. Seja seguro e auto-confiante e você vai construir uma comunidade alternativa. Viverá no meio do mato, na companhia das flores silvestres e dos passarinhos. Será feliz.

Seja um pouco melodramático, pouco empreendedor e não tão comunicativo assim. Bem, você será eu. Terá idade para estar formado, sem estar completamente decidido se optou pela via expressa ou pelo caminho alternativo. Verá seus amigos e colegas equipados de motores possantes, prontos pra encarar o congestionamento que os aguarda no pedágio à frente. Ou então munidos de bicicletas multifuncionais ecologicamente modernas pra pegar a estrada de terra.

E você estará a pé. Querendo voltar pro ponto onde se comprava o carro ou se montava a bicicleta. Consciente de suas escolhas porém ansioso pelos resultados. Um tanto desacreditado mas ainda sonhador.

Sem saber direito o que fazer.

Pondo a mochila nas costas. E indo em frente.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sabe, no fundo eu acho triste ("triste" não é exatamente a palavra, mas na falta dela...) quando alguém que nasceu pra pedalar resolve comprar um carro e seguir pela rodovia. [E você deve imaginar em que categoria você se enquadra de acordo com o meu ponto de vista, hehe.]
Mas eu não sei se tenho o direito de falar alguma coisa, porque eu nem sei dizer ao certo por que caminho eu tô indo. Muito menos por que caminho eu deveria ir. =o)

Lester

12:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Daniel, meu primeiro comentário no seu blog! Vou escrever uma frase da Ana e que eu me lembrei agora, lendo seu texto, pode ter algo a ver ou simplesmente não ter nenhuma ligação, mas aí vai: "(...)Conceitos são idéias que perderam a paixão(...)". Só pra refletir, concordar ou discordar, esquecer ou apenas ler.
Beijos,
Karina

10:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Robert Frost escreveu um poema onde ele encerra com a seguinte sentença: "I took the road less traveled by, and that has made all the difference."

Nada disso fala sobre quem você é. Força aí.

2:40 PM  
Blogger Thiago Baraldi said...

post bom pra carálio

1:26 AM  
Blogger mrcsh said...

Mto bom.
Eu posso sempre citar Kasai como um de meus filósofos favoritos! =))))
Mas onde está a terceira via?? ;)
Me mande um e-mail com seu telefone, rapaz. Perdi quando me levaram o celular!
Abraço!!!!

2:56 AM  

Postar um comentário

<< Home