9.6.05

O autor da obra

Ao ver os letreiros de um curta onde toda a equipe técnica era creditada não apenas com o nome mas também com uma foto estilizada, pude perceber como é interessante a identificação comum que se faz de um artista com a sua obra.

No cinema por exemplo, expressão artística audiovisual, o diretor e sua equipe poderiam aparecer ao lado de uma ilustração, um videozinho ou quem sabe acompanhados da voz. Mas aparecem só seus nomes.

Por outro lado, num livro, abrimos a orelha da contracapa e lá está o foto estampada em branco e preto do autor seguida de uma minibiografia.

Como se houvesse a necessidade de guardar algum tipo de distanciamento do autor em relação ao suporte que ele mesmo utiliza para se expressar. Colocar um filminho do diretor depois de termos sido encantados ou desencantados por suas imagens seria de certa forma corrompê-las. Quem sabe ler o perfil de alguém que deslumbra através de palavras soe surreal demais.

A web é um universo midiático capaz de conjugar texto, imagem, som e imagem em movimento com grau variado de interatividade. Nesse caso, qual será o distanciamento?

Bem vindo à Piers Platz.